sábado, 29 de outubro de 2011

Bendito seja o São Francisco.


Magestoso e naturalmente imponente ao longo de todo o seu percurso, o Rio São Francisco além de excelentes vinhos, produz tambem a encantadora  Aroeira. Com ainda discreta plantação, fomenta agregar famílias ribeirinhas locais que subsistem a devastação do seu leito. Conhecem hoje a importância comercial do pequeno fruto vermelho ou rosa que deixa as cozinhas mais elaboradas com sabor diferenciado e requinte nos seus pratos.
Seria o Nilo? Não, o pomposo "Velho Chico", caudaloso e indiferente as brigas da sua posse, corta cidades, lugares e estados mostrando mais uma vez o seu grande valor.
Sustentabilidade e responsabilidades social facultam esse embrionário projeto com toda a sorte de maturação.
Esse é o Brasil que vale a pena ser visto!!!!

                                                        










sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Brasil - Prata também na Gastronomia Internacional


Nem só os atletas representam o Brasil com tanta competência.
A gastronomia  nacional a cada dia disponta  com novos talentos.



Brasil conquista medalha de prata no Concurso Azteca de Gastronomia
Equipe liderada por chef Marcelo Pinheiro, do Tarsila, preparou pratos com carnes de pato e robalo e garantiu a participação no Bocuse D´Or

A equipe de chefs liderada por Marcelo Pinheiro, do restaurante Tarsila, conseguiu classificação para participação no mais renomado concurso gastronômico internacional, o Bocuse D´Or. A fase classificatória, chamada de Concurso Azteca, ocorreu na Cidade do México. A equipe brasileira, composta por Alvaro Gasparetto, do Dalva & Ditto, e Fabio Henrique Watanabe, da Abaga, liderados pelo chef Pinheiro – que também foi jurado – conquistou a medalha de prata, o que garante a vaga no concurso final que será realizado em Lyon, na França, em 2013. Nesta fase, participaram 12 equipes da América Latina, que precisaram desenvolver, em cinco horas, 14 porções usando carne de pato e robalo.
O chef Marcelo Pinheiro, que também é vice-presidente da Abaga, participou em janeiro deste ano, de outro concurso internacional, a Copa do Mundo de Confeitaria, liderando uma equipe que subiu oito posições desde sua última participação, em 2009. Marcelo Pinheiro também foi o único representante do Brasil na edição 2007 do Bocuse D’Or. O chef se classificou ao conquistar uma vitória inédita no Concurso Azteca de 2003.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Servidores públicos com 50% em serviços turísticos.

O Estado do Rio será o primeiro estado a implantar o Programa de Turismo Consignado que vai beneficiar 490. 195 servidores públicos estaduais através da venda de pacotes e serviços turísticos descontados em folha e que permite aos funcionarios descontos de até 50% nas diárias, além de linhas de financiamento pela Caixa Econômica com parcelamento em até 10 dez vezes. O programa começa a operar no início do próximo ano O anúncio foi feito  por Ronald Azaro, secretário estadual de Turismo durante a solenidade oficial de abertura do Salão de Turismo do Rio de Janeiro, na praia de Copacabana no último sábado.

"A ideia é oferecer pacotes para os funcionarios públicos . Teremos no site da secretaria a relação de hotéis e atualmente já são 102 apenas no Estado. Posteriormente queremos incluir outros serviços como passeios, restaurantes e atrações turísticas", destacou ele. 


Um grande incentivo para o turismo regional. Sem dúvida fortalecerá toda a rede e aquecerá vários segmentos do turismo do Rio de Janeiro.

domingo, 23 de outubro de 2011

Copa do Mundo transcende, e muito, a esfera esportiva .

 O Mundial traz consigo o potencial de induzir o desenvolvimento social e econômico, com geração de renda e consequente redução de desigualdades. Para trabalhar essas oportunidades em sintonia com as 12 cidades-sede foram criadas nove Câmaras Temáticas. Cada uma é responsável por áreas fundamentais à realização do evento. 

 o Comitê Gestor da Copa do Mundo da FIFA 2014 está estimulando a instalação de câmaras, com temas correspondentes, em todas as cidades-sede. Esse trabalho tem se desenvolvido positivamente, fortalecendo a integração com os estados e com a sociedade. Para melhor desenvolver essa ação, cada câmara temática nacional conta com uma coordenação para organizar o seu trabalho.
Estádios
Meio Ambiente e Sustentabilidade
                                
Cultura, Educação e Ação Social
Desenvolvimento Turístico
Promoção Comercial e Tecnológica
Saúde
Segurança
Infraestrutura
Agenda de Evento
Transparência




 
 A Câmara de Desenvolvimento Turístico trabalha no diagnóstico do setor para consolidar o Plano Estratégico do Turismo Brasileiro para a Copa de 2014, que deve atrair 600 mil visitantes estrangeiros. Outros 3 milhões de brasileiros deverão circular pelo País durante o Mundial.
Com o objetivo de atender bem a essa grande quantidade de visitantes, foi concluída uma avaliação dos atrativos prioritários de cada cidade-sede, que somam 170 pontos turísticos, o que permitirá a adoção de medidas para melhorar a recepção aos turistas.
Já o mapeamento da rede hoteleira dará as diretrizes dos esforços de ampliação e modernização dos espaços por meio de uma parceria com as entidades representativas do setor. Uma linha específica do BNDES, o ProCopa Turismo, vai destinar R$ 2 bilhões para financiar a construção, reforma, ampliação e modernização de hotéis.
Adicionalmente, o programa Bem Receber Copa busca promover a qualificação de profissionais que já estão no mercado de trabalho. Este ano, 70 mil trabalhadores serão qualificados nas áreas de bares, restaurantes, ecoturismo, turismo de aventura e línguas estrangeiras (inglês e espanhol). Até 2014 serão 306 mil profissionais atendidos.



quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Tarde de Abav 2011

Beto Costa (dir. Sec. Tur. Cabo Frio), Radamés Muniz (pres. Convention Bureau C. Frio), Cássia Penza e Claudio Del Bianco (dir. Del Bianco Operadora)



Em tarde de quinta-feira a Abav recebeu um grande volume de pessoas que prestigiaram as palestras e seus corredores, principalmente os destinos nacionais.
O Rio de Janeiro brilhou com todas as suas regiões.
 Maranhão e Sergipe também foram motivo da atenção de todos.

A gastronomia da Serra Imperial marca presença na ABAV


Para lançar o consagrado evento,  a nata da gastronomia da serra desce e vem a ABAV.      O Petrópolis Gourmet é um famoso festival gastronômico que reúne chefs renomados, atrações culturais, cursos, oficinas e concurso gastronômico. Petrópolis, a cidade imperial, é um lugar perfeito para abrigar esse evento, já que tem fama de ser o quinto melhor pólo gastronômico do país. A cidade possui grande rede de restaurantes, cafés e bares e apresenta uma charmosa paisagem de cidade serrana, aconchegante e histórica.
Em 2011 a 11ª edição do Petrópolis Gourmet faz homenagem à culinária italiana, em comemoração ao Ano da Itália no Brasil. Sob o tema “Sapore D’Italia – A tradição da cucina italiana na serra” Petrópolis se enche de um perfume apetitoso e atrai inúmeros visitantes para esse encontro de sabores especiais. O evento que costuma receber turistas de todo o Brasil e também do exterior traz grandes expectativas para esse ano já que a culinária italiana é uma das mais prestigiadas no mundo todo.
Uma das parecerias dessa edição é com a Casa D’Itália Anita Garibaldi, que desde 1987 busca preservar a cultura Italiana na Cidade Imperial, inclusive promovendo a “Serra Serata – A Festa Italiana de Petrópolis”.

Essa forma inteligente de trabalhar a sazonalidade é sem dúvidas a mais saborosa e elegante para aquecer  e movimentar a cidade !!
 

Sergipe marcando presença na ABAV

Com maravilhoso estande e munido de seus atrativos maiores, Sergipe chega na ABAV 2011 com a Orquestra "Sanfônica" de Aracajú, formada por  25  integrantes que expressam o seu valor cultural enriquecido da sua musicalidade impar e raizes da terra.


Presente o Secretário de Turismo Elber Batalha e sua comitiva.
Magnifica musicalidade que expressa toda a pluralidade do nosso país.
Parabéns á Sergipe por valorizar o seu melhor; Material Humano,  o que faz a diferença em qualquer equipamento turistico.

One Hotel Búzios

Búzios ganha mais uma  bandeira para sua hospitalidade.
Bruno e Carlos Omori assinam com muita competência e experiência essa nova opção de bem receber!!
Mais um grande investimento para a península buziana.
Que sejam bem vindos!!!

ABAV inicia com grande sucesso !

ABAV 2011 começa com mais um exito de público e organização.
Os setores de informação, carga e descarga, limpeza e climatização muito bem calibrado.
As palestras com um quorum relativamente bom para o primeiro dia.
Os pavilhões esse ano muito bem distribuídos e segmentos mais organizados.
O estande de Cabo Frio muito bem visitado e no front a equipe da Sec Tur e com os ajustes sempre presentes de Maria Ines (Tropic).


O estande de Búzios como sempre muito bem elaborado e cheio. Disputa para falar com Cristiano Marques (Sec Tur) que fez total questão de receber a TODOS o dia inteiro !!! Parabéns pela seriedade que faz da sua gestão uma brilhante conduta pública!!! É assim que se trabalha!!!!!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

ABAV promete com suas palestras!!




Iniciando a programação de palestras com muita competência e currículo invejável, Alexandre Garrido (leia-se Sextante) traz como tema inicial - Sistema de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem. Graduado em Engenharia Geológica,
. É Especialista em Normalização, Regulamentação Técnica e Avaliação da Conformidade. Atuou como Coordenador no Departamento de Certificação da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, desenvolvendo programas de Avaliação da Conformidade. É Auditor Líder de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiental, Saúde e Segurança do Trabalho, Sustentabilidade e Segurança e Consultor e instrutor de diversas organizações nos temas: normalização, regulamentação técnica, avaliação da conformidade e tecnologias de gestão aplicadas no Turismo.
Além de um excelente profissional, Alexandre é um maravilhoso palestrante!
Ótima pedida para empresários e gestores !!!!
Abav abrindo com chave de ouro!!!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Alimentação orgânica na hotelaria, uma tendência que chegou para ficar !!


Ciente da crescente procura dos hóspedes por alimentação mais saudável e sustentável, muitos hotéis já estão acrescentando em seus cardápios produtos orgânicos que têm se mostrado ótimos diferenciais para conquistar clientes.
Os alimentos servidos nos hotéis são uma preocupação constante da hotelaria, pois hospedar e comer bem são fatores importantíssimos que interferem de forma significativa na expectativa dos hóspedes. Assim, mudanças de cardápio como a inclusão de alimentos orgânicos e sustentáveis, que são livres de agrotóxicos e aditivos químicos, estão cada vez mais ganhando espaço no setor hoteleiro. Essa tendência vem de encontro a uma preocupação da população mundial em ter hábitos mais saudáveis de alimentação aliada à preservação do meio ambiente.
Para mostrar esta realidade no setor hoteleiro a rede Accor divulgou  uma pesquisa sobre sustentabilidade realizada em seis países, incluído o Brasil. Um dado bastante relevante apontado nesta amostragem é que cerca de 58% dos hóspedes brasileiros entrevistados levam em consideração na escolha de um produto ou hotel, se eles possuem alguma política de sustentabilidade, e isso incluem medidas de redução de energia elétrica e de água, produtos de limpeza biodegradáveis e alimentos orgânicos e sustentáveis.
Esse dado mostra como os brasileiros estão antenados e preocupados com o impacto ambiental que a fabricação de muitos produtos pode causar a natureza, mesmo sendo um País em desenvolvimento. Isso é um reflexo do mercado dos produtos orgânicos que vem aumentando a cada ano. De acordo com o IBS – Instituto BioSistêmico em 2010, por exemplo, este mercado movimentou cerca de R$ 350 milhões, e teve um crescimento de 40%. Outro sinal deste crescimento interno é o surgimento de lojas, especializadas ou não, em produtos naturais que cada vez mais inserem produtos orgânicos em suas prateleiras. A expectativa é que em 2014 esse mercado deve movimentar R$ 700 milhões.
Está comprovado que existe uma demanda que já procura Hotéis comprometidos com a sustentabilidade em sua viagens de lazer ou mesmo de negócios !
Vale a pena se capacitar para esse grande momento que tende a crescer a cada dia com hóspedes exigentes e antenados com a Responsabilidade sócio ambiental!!!
O custo é muito pequeno e de  boa otimização de gastos operacionais!!!
Faça parte dessa releitura que o Planeta agradece e seu empreendimento de certo terá uma grande e acertada resposta econômica financeira!!

sábado, 15 de outubro de 2011

Viagem Responsável



Quando visitamos lugares lindos, é natural querer  que nossas férias  tenham um impacto positivo nas populações locais e seus ambientes. Todas as viagens têm impactos positivos e negativos localmente.   A viagem responsável maximiza os benefícios e minimiza os efeitos negativos do turismo. Abaixo você pode encontrar as nossas dicas para viagens responsáveis ​​: antes de viajar, durante as férias e quando voltar .. . 


Antes de reservar as suas férias, escolha um operador responsável.
Peça para ver a política do operador turístico .  Certifique-se  como eles minimizam os impactos ambientais e apoiam a economia local.


Reduzir suas emissões de carbono


Tirar férias em menor número.
Tire  férias mais perto de casa.
Viagem de comboio e transportes públicos sempre que possível.
Reserve voos diretos evitando transferências.
Use transporte público sempre que possível nos destinos. 
Quando você voar, fazer valer a pena.
Quando você for voar, fazer valer a pena pela reserva, um feriado responsável, que aumenta os benefícios para as comunidades locais e ambientes.


 10 perguntas simples para ver se as empresas realmente são eco! 




Antes de viajar


Leia sobre as  culturas locais e aprenda algumas palavras da língua local - viajando com o respeito que você ganha respeito.
Remova todas as embalagens em excesso   - a eliminação de resíduos é difícil em lugares remotos e em países em desenvolvimento.
Pergunte ao seu operador turístico sobre dicas específicas para o curso responsável em seu destino .
Pergunte ao seu operador turístico / hotel, se houver presentes úteis que você poderia embalar para seus anfitriões, a população local ou escolas.
Pergunte ao seu operador turístico se há locais de conservação ou projetos sociais que  você possa visitar na sua viagem, e se / como você pode ajudar a apoiá-los.


Durante as férias


Comprar produtos locais em detrimento de produtos importados.
Contrate um guia local - você vai descobrir mais sobre a cultura local e vidas, e eles vão ganhar uma renda.
Não compre produtos feitos de extinção de espécies, madeiras sem selo ou artefatos antigos.
Respeitar as culturas locais, tradições e lugares sagrados - em caso de dúvida ou pedir conselhos, não visite.
Use transporte público , alugue uma bicicleta ou a pé, quando conveniente -  para atender a população local em seus termos e reduzir as emissões de poluição e de carbono.
Use a água com moderação - é muito precioso em muitos países e os turistas tendem a usar muito mais do que a população local.
Lembre-se que a população local têm maneiras diferentes de pensar e de conceitos de tempo, isto só os torna diferentes não errado - cultivar o hábito de fazer perguntas (ao invés de o hábito ocidental de saber as respostas.


Quando você voltar


Escrever para o seu operador turístico ou hotel com qualquer comentário ou feedback sobre suas férias e, especialmente, incluem todas as sugestões para reduzir impactos ambientais e aumentar benefícios para as comunidades locais. Você vai encontrar comentários de férias independente de viajantes em férias .
Se você prometeu enviar fotos ou presentes para a população local não se esqueça de fazê-lo, muitos são prometidas e nem todos chegam!
Por que não doar para um projeto local na área que você visitou? 
Apreciar a memórias , refletir sobre a sua experiência e começar a planejar sua próxima viagem !
Responsabilidade e Comprometimento fazem valer ainda mais a sua Viagem!!!!

CURSO DE INTERPRETAÇÃO DAS NORMAS & FORMAÇÃO DE AUDITORES EM SISTEMAS DE GESTÃO DE SUSTENTABILIDADE EM MEIOS DE HOSPEDAGEM

Imperdível oportunidade de se capacitar.
Será ministrado pelo grande profissional Vanilson Fragoso e outros com a chancela da SIG Consultoria.


Auditor de Sistema de Gestão de Sustentabilidade para Meios de Hospedagem – NBR 15401:2006 & Auditor Travelife Sustainability System (ID N.º TLA 101100126) - 1.º Auditor Brasileiro

Terá como público alvo:
·         Profissionais que desejem conhecer as normas de gestão referenciadas;
·         Profissionais que desejam se capacitar como gestores e auditores.
·         Comunidade Acadêmica interessada em Sistemas de Gestão de Sustentabilidade em Meios de Hospedagem.
Confira todas as informações no site    www.sigconsultoria.com.br/

Em Quissamã - Turismo Cultural se faz com História.


Com um acervo arquitetônio fantástico e que serve de exemplo, a cidade guarda sua história com muito respeito e total visão sustentável de um turismo cultural. Seus prédios muito bem cuidados imprime uma gestão de total entendimento que o Turismo Cultural é a marca viva da história de um povo, de uma cidade. Muito acertada estratégia de comercialização do seu produto turistico.                    
Vale a pena conferir !!! Uma ótima dica de sábado a tarde!!!






Palacete do Conde de Araruama (datado de 1886)

A cidade Imperial estará recebendo o contemporâneo no seu Palácio.


O  I Jazz & Blues Festival promete aquecer as noites de 13 a 16 de outubro da cidade de Petrópolis com muita gente boa, prata da casa e atrações internacionais. Entre os muitos que lá estarão, está confirmada a presença de Marcel Power violinista que leva no seu dna nada mais que o grande mestre Baden Power. Imperdível programa de final de feriado !!!!
Inteligente escolha para a programação do calendário anual!! Turista seleto que sobe a serra em busca de qualidade e excelência nos serviços e produtos!!!