sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Setor de viagens e eventos paulista perde vagas formais em 2016




O setor de viagens e eventos do Estado de São Paulo fechou 1.917 postos de trabalho com carteira assinada nos meses de julho, agosto e setembro de 2016. Já no mesmo período de 2015, houve geração de 1.138 empregos, assim como no segundo trimestre de 2016, quando foram criados 1.740 empregos. 
Entre janeiro e setembro de 2016, são 1.621 vagas formais a menos e -7.921 no comparativo entre setembro de 2015 com o mesmo mês de 2016. Em termos de variação percentual, o estoque ativo de empregados se reduziu em 0,7% na comparação com o segundo trimestre, 0,6% menor em relação ao estoque que iniciou 2016 e queda de 2,7% no comparativo com o mercado de trabalho existente no fim de setembro de 2015, o que totalizou 281.130 trabalhadores formais. Os números são da Pesquisa de Emprego do Setor de Viagens e Eventos (PESVE), baseada nos dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) e do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho). 
Entre as seis atividades analisadas, as únicas altas no terceiro trimestre foram vistas nos setores de alimentação, com crescimento de 0,4% e mais 264 vagas, e agências e operadoras de viagens, com 0,5% e 114 novas vagas. Por outro lado, o setor de hospedagem teve a maior redução em número de vagas, caiu 1,6% e registrou 988 postos de trabalho a menos. Em segundo lugar, o setor de transportes recuou 0,8% e perdeu 971 empregos formais. 

De acordo com a assessoria econômica da Fecomércio-SP, o resultado do terceiro trimestre de 2016 demonstra o quanto o setor de viagens e turismo ainda sente os efeitos da crise. Há permanência da perda de vagas nos setores de transportes e hospedagem, principalmente devido à redução de viagens, e diminuição do desempenho positivo do setor alimentício, o qual cresceu razoavelmente no primeiro semestre e se manteve cauteloso na primeira metade do segundo semestre. A Federação ressalta que o setor de viagens e eventos no Estado de São Paulo está diretamente relacionado ao segmento corporativo e mantém alta dependência do ambiente de negócios, que proporciona mais facilidade de acesso a investimentos. De acordo com a entidade, infelizmente a melhoria desses cenários não se consolidou como realidade em 2016.
Fonte - CNC - Confedereção Nacional do comércio de Bens, Serviços e Turismo

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Brasil - 22 Dias de Folga e R$21 bilhões






O Ministério do Turismo e a Fundação Getúlio Vargas estimam que neste ano,  R$10,5 milhões de viagens acontecerão nos 22 dias de folga no calendário do país.    

Os feriados que caem na segunda, terça, quinta ou sexta-feira injetarão R$ 21 bilhões a mais na economia do Brasil. Previsão animadora para o trade.

 
O levantamento considerou um acréscimo de 22 dias de folga, quando 10,5 milhões de viagens deverão ser realizadas. Foram excluídos do cálculo o Carnaval, a Semana Santa, o Natal e o Réveillon, períodos tradicionais de alta movimentação nos aeroportos, rodoviárias e rodovias.
Segundo  o Ministro do Turismo Marx Beltrão, são números que reforçam a vocação do turismo para ajudar no desenvolvimento econômico e na geração de emprego do país. Enquanto diversas atividades demonstram preocupação com os fins de semana prolongados em 2017, o setor de viagens se prepara para faturar.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), Edmar Bull, as empresas do segmento já começaram a sentir o impacto dos feriados com o aumento na procura por pacotes de viagens. A entidade estima que a demanda por viagens de lazer em 2017 deverá crescer entre 8% e 14%.


— Os brasileiros vão poder viajar mais, gastando menos, porque uma das vantagens da ocupação pulverizada ao longo do ano é o maior equilíbrio na equação oferta x demanda, o que impacta diretamente na composição das tarifas aéreas e hoteleiras — afirmou Bull.

A pesquisa levou em consideração os feriados de 21 de abril (Tiradentes, sexta-feira), 1º de maio (Dia do Trabalho, segunda-feira), 15 de junho (Corpus Christi, quinta-feira), 7 de setembro (Independência do Brasil, quinta-feira), 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida, quinta-feira) e 2 de novembro (Finados, quinta-feira).

Essa é sem dúvida uma grande espectativa para o Turismo do Brasil.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Roda São Paulo na Baixada









 RODA SP 2017- programa da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo - chega para facilitar a integração turística entre nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista: Bertioga, Guarujá, Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe. O lançamento acontece no dia 12 de janeiro, quinta-feira, às 10h00, na Biquinha em São Vicente com a presença do secretário estadual de Turismo, Laércio Benko.
         Para a população, tudo tem início no dia 13 de janeiro, sexta-feira, a partir das 9h00 e se estende até cinco de março de 2017, período em que turistas e os moradores do litoral paulista podem praticar a atividade turística com muito conforto e informação a bordo.
         Desde sua primeira edição em 2011, este programa já embarcou mais de 270 mil pessoas. Com ônibus modernos e confortáveis, o visitante percorre as belezas naturais, patrimônios históricos e praias acompanhado com os guias de turismo, devidamente certificado pelo Cadastur, que estão presentes durante todo o passeio.
         No total o RODA SP conta com 16 veículos (dois double deckers, seis convencionais e oito micros), sendo que dois assentos são exclusivos para cadeirantes (no convencional e no micro), no qual o passageiro deve realizar agendamento pelo telefone 0300 777 0745 (a partir do dia 10/01). Esta iniciativa da Pasta estadual do Turismo tem a capacidade de atender mais de 600 pessoas por dia e o preço do ingresso é de R$10,00 e vale pelo dia inteiro de passeio.
         Para o secretário de Turismo do Estado, Laércio Benko, o RODA SP permite aos próprios moradores da região conhecer pontos turísticos que, muitas vezes, nunca visitaram. “Além disso, este programa incrementa o turismo e seus produtos associados, aquecendo a economia e gerando empregos”, observou Benko.
         As vendas terão inicio dia 10/01 pelo site www.rodasp.com e nos seguintes pontos de venda com de terça a domingo:


sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Suaudeau Alta Gastronomia no Terceiro Setor








Com um especial olhar o  Chef francês Laurent Suaudeau, importante figura da alta gastronomia no Brasil, anunciou a criação de um instituto para a formação de jovens entre 16 e 21 anos de baixa renda.


O chef, que tem uma escola de gastronomia com seu nome, no Jardim América, já vem fazendo o trabalho em menor escala há um ano e meio atualmente, já na segunda turma.

Os doze alunos, são escolhidos em testes elaborados por ele (que envolvem até bater uma maionese após sua explicação). O curso dura um ano e as aulas acontecem uma vez por semana. 
 O Chef pretende aumentar de um para quatro o número de turmas anuais e ter aulas duas vezes por semana, a partir de cotas de patrocínio no instituto Laurent.

"Por causa da escola, vi muita gente que gostaria de estudar gastronomia, mas não tinha condições [financeiras]. Muitas vezes são talentos desconhecidos, grandes profissionais, muito ágeis. E restaurantes precisam disso", diz.

No curso, Suaudeau ensina as bases da cozinha. "O que entendemos como emulsão a frio e a quente, com ovo e sem, o que é um consomê, um creme, um caldo... Não são receitas. São métodos de trabalho."

O chef Laurent faz um trabalho social junto a uma instituição chamada Casa do Zezinho, que atua nos bairros do Capão Redondo, Parque Santo Antônio e Jardim Ângela, na Zona Sul da cidade de São Paulo. Fundada em 1994 pela pedagoga Dagmar Garroux, é uma ilha de paz em uma das regiões mais violentas da capital.

 Uma vez por semestre, pelo menos, o chef dá uma aula para os alunos e os acolhe também durante um curso em sua Escola da Arte Culinária. É uma prestação de serviço espontânea, a maneira que ele encontrou de contribuir para a formação de jovens de famílias carentes.

Belíssimo trabalho com olhar especial de comprometimento e responsabilidade social.
Essa é a marca do Sucesso.

"Tem que ser menos show e mais comprometimento".

                                                                                                   Laurent Roland Suaudeau