quinta-feira, 15 de março de 2018

Anuário 2018 da ABLA exibe grande expansão no mercado de locação









Em meio a enxorada de números e noticias desalentadoras no cenário econômico do Brasil, a ABLA ( Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis) mostra registros de crescimento impactando faturamentos das empresas do setor, nas aquisições de veículos, desenhando um novo cenário em toda a cadeia produtiva da indústria automotiva e  consolidando a atividade como grande geradora de emprego no país.

Lançado o Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos 2018 onde foi utilizado dados estatísticos de frotas de veículos coletados diretamente pelo SERPRO (Serviço Federal de Processamento de Dados) empresa autorizada pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito).
Os números mostram total crescimento, onde o  faturamento e participação nas vendas do setor automotivo são recordes.

- O faturamento bruto anual do mercado de locação de veículos atingiu R$15,5 bilhões em 2017, uma alta de 12,3% em relação ao ano anterior (R$13,8 bilhões).

- O número de locadoras subiu 2,52%, passando de 11.199, em 2016, para atuais 11.482.

- O número de usuários registrou aumento de 17,24%, com mais 4 milhões de usuários entre os atendidos pelo serviço (27,2 milhões em 2017, ante 23,2 milhões no ano anterior).

- A terceirização de frotas prossegue sendo responsável por 58% do mercado, mesma participação de 2016. Locação para o turismo de lazer (23%) e de negócios(19%) completam a estratificação do total de clientes por tipo de negócios das locadoras.

- As locadoras emplacaram 359.702 veículos em 2017, aumentando sua participação nas compras (16,56% de todos os automóveis e comerciais leves vendidos no país foram para locadoras), ante 10,95% em 2016.

A frota de automóveis e comerciais leves chegou a 709.033 veículos, evolução de 12% em relação ao montante em 2017 (632.943).

Segundo a ABLA, as marcas preferidas do mercado de locação são : Fiat e Chrysler (Grupo FCA) que lideram o ranking dos automóveis e comerciais leves mais emplacados pelas locadoras. Com participação no mercado de locação que foi de 19,63%, equivalente a 70.597 unidades.

O Anuário trouxe pela primeira vez, os rankings regionais da composição da frota por montadoras.
FCA (19,21%),  Renault (15,85%), Ford (14,85%) e outras marcas.
Contando também com um levantamento que inclui caminhões, ônibus e motocicletas.
O emplacamento entre as locadoras caiu nas três modalidades, considerando a evolução de 2016 para 2017: caminhões (-46,64%), ônibus e micro-ônibus (-71,63%) e motocicletas (-25,58%).

" Nesses tempos em que tanto se ouve sobre soluções disruptivas, também é preciso relembrar o óbvio: a locação é o mais original dos compartilhamentos" - Paulo Miguel Júnior - CEO Conselho Nacional da ABLA.




Cássia Penza e Paulo Miguel Jr. CEO ABLA


Paulo Miguel afirma que esse é um momento de revisitar os modelos de negócios e que as locadoras têm customizado o uso de tecnologias, adotado critérios inteligentes para a logística das frotas e aplicado a experiência em compartilhamento de veículos para a busca de mais e de novos nichos de clientes, sem perder de vista o ponto de equilíbrio no custo benefício dos serviços prestados. Ele acredita que dentro de pouco tempo não se ouvirá mais "aluguel de automóveis" e sim "compartilhamento de veículos".

www.abla.com.br